Futuro (in)certo

Medo do Futuro - Cristianismo na Pratica

Oi, meus amorexx ❤ Tudo bem?

Hoje vim conversar com vocês sobre uma sensação que já aconteceu com todo mundo, pelo menos uma vez na vida: o medo do futuro. Por mais que para algumas pessoas seja mais fácil tomar decisões importantes que vão decidir o futuro delas, ninguém está livre de sofrer reviravoltas da vida.

Eu nem havia planejado falar sobre esse assunto, mas isso acabou acontecendo comigo há uns dias atrás. Foi quando eu me dei conta que, por mais certo que a gente esteja sobre algo, é Deus quem nos abre os olhos e nos mostra se aquilo é realmente bom para gente ou não (Romanos 12.2). É maravilhoso ter um Pai assim, porém essa vantagem nos custa um preço: a obediência. Se interessou? Então pega a pipoca e chega mais, que lá vem Papo Sério!

Sabe aquela dificuldade que muita gente tem de decidir as coisas, principalmente coisas sérias que envolvem o futuro? Eu nunca tive. Sempre queimei uns neurônios pensando quando precisava decidir algo. Penso bastante, anoto os prós e os contras, peço opiniões e conselhos, mas depois que analiso tudo isso e me decido é bem raro eu arredar o pé (meu lado nordestino dominando, rs). Se para mim é difícil repensar em algo que já foi decidido, imagina para quem sempre fica indeciso 😕 Uma coisa é certa: Deus é infinitamente paciente com todos nós e sabe exatamente como nos mostrar que aqueles não são os planos Dele para nós.

É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor.”

Provérbios 16.1

Desde a minha conversão, Deus tem me ensinado tantas coisas que eu nem saberia organizar todas elas aqui (certeza que iria me esquecer de, pelo menos, uma dessas coisas, rs). A cada dia é uma nova lição e, ultimamente, Ele tem me provado bastante sobre a minha dependência Nele – uma característica complicada em mim que também está sendo mudada. Ser independente é algo que já vem de berço na minha família, cada um escolhe o melhor caminho e corre atrás dos seus objetivos. Falar de sonhos também é complicado, mas um aprendizado que tive nos últimos tempos é que os nossos sonhos se moldam a nós mesmos, e não o contrário. Existem casos de pessoas que se prendem a decisão de seguir uma determinada carreira, por exemplo, e persiste nesse caminho, mesmo aquela área não fazendo mais sentido para ela, não a deixando mais feliz. As coisas mudaram, elas sempre mudam, e os nossos sonhos mudam conforme a gente muda.

Antes de ter adquirido esse aprendizado – que veio diretamente do Pai -, estava muito apegada a um dos meus objetivos, de forma que não poderia ser outra coisa se não aquilo. O fato é que Deus sempre sabe o que é melhor para nós, enquanto eu achava que aquilo ainda fazia parte dos meus interesses. Me vi perdida, pois nem com o que eu tinha certeza que era para ser, não acontecia nada. Eu estava de mãos atadas e só o tempo – ainda mais tempo do que já esperei – poderia me dar uma resposta. Não é que eu deixasse de confiar em Deus, mas essa espera vez ou outra me entristecia. O meu erro foi ter deixado esse sentimento ruim se acumular e não expor logo tudo para Deus.

Pergunte-me e eu lhe contarei coisas maravilhosas, segredos que você não sabe, a respeito do que está por vir.”

Jeremias 33.3

Assim que eu me derramei aos Seus pés, Ele ouviu o meu grito de misericórdia. E como Ele é sempre misericordioso, não tardou em me consolar. Quando fiquei submersa de dúvidas se “editava” meus sonhos, o Espírito Santo me guiou para onde eu deveria seguir, para a decisão mais assertiva. Acabei “descobrindo” uma nova paixão (na verdade, ela estava enterrada dentro de mim), algo que me faz muito mais feliz, que vai me encaminhar para a realização de outros sonhos e que se enquadra nos meus interesses atuais. Eu descobri o real significado do “fardo leve” (Mateus 11.28-30). Mas antes dessa bonança veio a questão da obediência, uma semeadura difícil que rende ótimas colheitas. Não é fácil anular a nossa vontade, quando achamos que sabemos o que é melhor para nós mesmos.

Quando achei que tinha tudo em minhas mãos (apenas o tempo me separava do que almejava), isso se escorreu pelos meus dedos, pois eu não tinha o poder de fazer nada no momento. Derramei meu desconforto nos pés do Senhor e Ele me mostrou que mudar a rota seria o melhor para mim. E realmente, é muito melhor do que eu imaginei! Deus sabe de todas as coisas, Ele só está esperando a gente desabafar tudo que a gente esteja sentindo. O Espírito Santo se encarrega de trazer a alegria e a paz de volta, de nos dar uma nova esperança e de nos mostrar que aquilo que Deus planejou para nós está nas nossas mãos, basta apenas nos colocar no papel de filhos. O medo que tive do futuro passou (afinal, eu estava dependendo do próprio futuro e tudo estava meio incerto, os anos iam se passando e a esperança só diminuía). Agora eu posso afirmar que confio muito mais em Quem já conhece a minha história muito antes do meu nascimento, pois foi Ele quem a escreveu ☝🏻💕

Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor . “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.”

Jeremias 29.11

 

Lições importantes dessa experiência:

❤ Dependência

É a partir da dependência que descobrimos o sobrenatural de Deus. Conforme vamos demonstrando dependência Nele, pedindo Sua ajuda para tomar decisões, Ele nos coloca em um outro patamar, onde o Senhor nos traz experiências maiores e recompensas maiores por estarmos mais ligados com Ele.

 

❤ Obediência

Obedecer a Deus é uma forma de demonstrar dependência. Quem confia nos Seus planos e O obedece, alcança coisas que jamais imaginou, física e espiritualmente falando.

 

❤ Intimidade

Ter um relacionamento com Deus é O tratar como se fosse seu melhor amigo. Converse sobre seus planos, sobre como foi seu dia, sobre alguém que te magoou, desabafe com Ele sobre qualquer assunto. Tenha certeza de que Ele está ouvindo, Ele sempre ouve. Sinta a Sua paz a Sua alegria te invadir novamente, te dando novas esperanças para trilhar caminhos melhores.

 

Que esse texto tenha edificado a fé de vocês e que a experiência compartilhada os tenha ajudado. Me contem nos comentários experiências parecidas que já tiveram, vou amar saber e conhecer um pouquinho de vocês também! Um grande beijo e fiquem na paz do Rei Jesus 🙏🏻

 

Com amor,
Liz ❤

 

 

Acompanhe o blog nas redes sociais:

Instagram • Facebook • Google+ • Pinterest • Bloglovin’Skoob

Anúncios

3 comentários sobre “Futuro (in)certo

  1. Eu to nesse momento também… Troquei o caminho que eu estava trilhando há 2 anos e meio e voltei ao antigo. No começo, eu também pensei mil vezes, vi os prós e contras, chorei, me desesperei, tive medo, angústias mas quando parei e entendi o que Deus estava querendo me mostrar, foi aí que eu tive a coragem pra me livrar, mudar a rota sabe? Ainda não tenho certeza de como será daqui pra frente, mas sei que deixando tudo nas mãos de Deus, é a melhor escolha! ❤
    Boa noite e que você continue tendo Fé e acreditando em Deus acima de tudo 😍

    Curtir

  2. Pingback: Compartilhei: 8 coisas que aprendi em 2018 | Sonhos Após Dezoito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s