Resenha: A garota que você deixou para trás – Jojo Moyes

A garota que voce deixou para tras - Jojo MoyesTítulo: A garota que você deixou para trás

Autor(a): Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 384

Classificação: ⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

cuplover_arabesco1

O livro é se passa em duas épocas: 1916, em St. Péronne, um município da França, e 2006, em Londres. A história é dividida por duas partes e começa com Sophie contando como é a convivência em St. Péronne após a ocupação alemã, durante a Primeira Guerra Mundial. Depois que seu marido, Édouard Lefèvre, foi chamado para lutar no front, Sophie se encontra desolada e a única coisa que a trás força é o quadro que ele pintou dela. Ela tem esperança de reencontrar seu marido depois que a guerra acabar e voltar a ser a mulher que um dia foi, a mulher que Édouard se apaixonou e que conseguiu transparecer naquele quadro. Enquanto isso, Sophie, seus irmãos e sobrinhos precisam lidar com a presença dos inimigos no antigo hotel da família, sendo obrigados a cozinhar para eles. Tendo “A garota que você deixou para trás” sempre a mostra em uma das paredes do hotel, o Kommandant acaba se interessando pela obra e admirando Sophie através dele. É aí que ela toma uma decisão que vai mudar completamente o rumo da sua vida e da vida da sua família.

Uma vez feito, não pode ser desfeito.”

Logo depois a história se passa em Londres, onde Liv com muita luta segue tentando viver. Desde que David Halston, seu marido, faleceu, ela anda abatida, tentando superar a sua falta. Apenas o quadro que ganhou de David na lua de mel a conforta. “A garota que você deixou para trás” tem um imenso valor sentimental para Liv. Ela observa a mulher forte e destemida, até então desconhecida, e deseja ser como ela.

E a vida… bem, aos poucos vou conseguindo viver de novo.”

Quando Liv permite apaixonar-se novamente, não imagina que esse homem vai virar sua vida de ponta a cabeça. Sem saber que eles têm algo mais em comum, Liv e Paul McCafferty começam a se relacionar, mas o que o destino preparou para os dois é bem mais surpreendente.

Às vezes, Liv pensa, é possível cair num universo paralelo. A pessoa sabe o que a espera — uma noite chata na frente da TV, beber num bar, esconder-se da sua história — e de repente dá uma guinada e chega a um destino que ela nem sabia que existia.”

Com a alta procura de quadros que foram saqueados durante a guerra, os familiares de Édouard buscam recuperar “A garota que você deixou para trás”, depois de quase cem anos. Quando recebe uma correspondência para devolução do quadro, Liv fica sem chão. Somente no tribunal ela passa a conhecer a história daquele quadro, fazendo o possível para provar a trajetória e o real valor que “A garota” tem.

Havia um propósito nisso tudo: que a questão crucial da fé é que ela precisa ser testada.”

O que será que aconteceu com aquele quadro até chegar nas mãos de David? Será que Liv vai conseguir provar que o quadro não foi roubado e recuperá-lo? O que aconteceu com Sophie durante a guerra?

cuplover_arabesco1

A garota que você deixou para trás é aquele tipo de livro que sempre trás reviravoltas, mesmo quando parece ser o fim. De cara a jornada de Sophie me encantou – adoro ler livros baseados em fatos históricos, se for de guerra então… apesar de triste e agonizante, adoro saber mais sobre as Guerras Mundiais. Portanto, a primeira parte fluiu muito bem. Já a segunda parte, no início da história de Liv, a leitura começou a ficar um pouco lenta e só retornou ao ritmo frenético que estava antes quando a trajetória do quadro começa a ser descoberta. Mesmo a leitura caminhando devagar, aproveitei para captar cada detalhe e me peguei apaixonada pela Casa de Vidro, projetada pelo David Halston. Sério, queria muito morar nela! 🤭

Nesse livro, Jojo intercalou duas histórias e dois períodos diferentes, assim como em A última carta de amor. A leitura me prendeu bastante, principalmente nos últimos capítulos. Me vi querendo terminar e descobrir logo o que tinha acontecido com Sophie e qual seria o destino do quadro. Foi tão insana essa minha vontade que acabei entrando madrugada afora e lendo até 8 capítulos de uma vez (me desculpem os mais experientes, mas para  mim isso ainda é um pouco anormal, rs). O final não poderia ser mais surpreendente. Nunca que tinha passado pela minha cabeça acontecer o que aconteceu, mas aí vem a questão da fé e da esperança, que o livro trata muito bem.

É impressionante como Sophie e Liv se parecem, em ambas as histórias elas precisam ser fortes, determinadas e ter esperança em dias melhores. Um livro para a gente parar para pensar e se inspirar ainda mais em momentos difíceis, onde não vemos a saída. Além das protagonistas, os outros personagens também foram muito bem desenvolvidos, de modo que cada peça se encaixava na outra e iam se completando.

Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega.”

Que eu recomendo A garota que você deixou para trás acredito que já tenha dado para perceber, né? Para quem está procurando um livro envolvente, com um enredo impecável, pode apostar nele.

 

Leia também: Tag: 7 pecados literários

 

Vou deixar o botão aqui embaixo para quem quiser ler a versão digital, mas para quem prefere o livro físico, ele está custando R$21,51 na Saraiva (preço promocional sujeito a alteração).

download button

 

Quotes

Você, Sophie, eu a vejo rindo, determinada, muito corajosa, pendurando quadros, gritando com os alemães, e não entendo de onde vem isso. Não consigo me lembrar de como era viver sem medo.”

Às vezes… a gente demora um pouco a captar a verdadeira essência de uma pessoa.”

Acredito que a beleza está nos olhos de quem vê. Quando meu marido me diz que sou bela, acredito porque sei que, aos olhos dele, eu sou.”

Nunca conheci a verdadeira felicidade até encontrar você.”

O tempo não justifica o que é errado.”

A humanidade é capaz de amor e beleza assim como de destruição.”

Você tem que continuar tendo fé. As coisas podem voltar a ser boas.”

A gente tem que ter fé em alguma coisa.”

Ninguém escuta mais. Todo mundo sabe o que quer ouvir, mas ninguém realmente escuta.”

O que há com as pessoas, atualmente? Por que não podem simplesmente ficar satisfeitas com o que têm?”

O que a gente perde. Só tentando se agarrar a umas poucas coisas.”

Na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.”

São só coisas materiais. Eles poderiam levar tudo, francamente. Tudo o que importa são as pessoas. Só o que importa mesmo é quem a gente ama.”

Espero que tenham gostado da resenha, meus amores. Estou procurando ler outros gêneros e não focar apenas em romances, então deixem aqui nos comentários sugestões que vocês recomendam. Não deixem de conferir outros conteúdos do blog e, se vocês gostarem, sigam a newsletter para ficar por dentro de tudo que rola por aqui em primeira mão (basta deixar seu e-mail, confirmar a assinatura e pronto. A news é gratuita e sempre vai ser!). Um grande beijo e fiquem com Deus 🙏🏻

Com amor,
Liz ❤

 

 

Acompanhe o blog nas redes sociais:

Instagram • Facebook  Google+ Pinterest

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: A garota que você deixou para trás – Jojo Moyes

    • Dependendo da experiência que tenho com algum autor também fico com receio, mas geralmente dou uma nova chance. O segredo é não pôr tanta expectativa no livro. Eu amei Como eu era antes de você e Depois de você também, mesmo sendo um livro que se trata mais de luto, o que fez a Lou perder um pouco a sua essência antes alegre e divertida. Mas o que eu captei nesse livro é que realmente a gente fica assim depois de um luto, senti que Jojo quis mostrar como foi depois da morte de Will. E aos poucos ela foi voltando a viver novamente. Para mim foi um livro impressionante e estou querendo logo ler Ainda sou eu – espero ainda esse ano 🙏 Enfim, esse já é o quarto livro que leio da Jojo e cada um foi surpreendente com suas singularidades, então pense em dar outra chance e quem sabe você não se surpreenda também?

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s