Tipos de cachos: descubra a textura do seu cabelo | BEDA #16

Tipos de cachos - textura do seu cabelo

Foto: Jujuba Tutoriais (@jujubatutoriais)

Oii, meus amorexx ❤ Tudo bem com vocês?

Quem está sempre por aqui sabe que contei sobre a história do meu cabelo e que estou passando por um momento complicado, que é a transição capilar. Só quem passa sabe como é difícil conviver com as várias texturas que os fios adquirem, mas concluir a transição e ficar com o cabelo livre de química, vê-lo lindo e natural é gratificante. Como gosto de dividir tudo com vocês, decidi trazer algumas dicas que toda cacheada, crespa e ondulada precisa saber para cuidar bem dos seus cabelos. Então, embarquem nessa viagem comigo para aprendermos juntinhas dicas e truques que vão deixar nossos fios muito mais bonitos e saudáveis. Afinal, sempre que descobrir algo novo venho compartilhar com vocês também 😊

E, para começar essa série de posts sobre cuidados com os cabelos, vim trazer para vocês quais são os tipos de texturas que os cachos podem ter. Lembrando que existem outros tipos de cabelos, mas vou ressaltar nesse post apenas os ondulados, crespos e cacheados. E, para ficar mais didático e fácil de identificar, decidi ilustrar os tipos de cachos com as referências que a gente já vê por aí, nesse mundo da internet.

 

Leia também:
Compartilhei: Cronograma Capilar, Low/No Poo, Receitas Caseiras, Plopping…

 

Os tipos de cabelos são divididos em categorias (1, 2, 3 e 4) e subcategorias (a, b e c). Para identificar sua textura capilar, você vai precisar conhecer o formato do seu cacho. Mas não entre em desespero se não conseguir descobrir o seu tipo de textura, pois não existem apenas essas em que vou citar aqui. E seu cabelo também pode possuir mais de uma textura, isso é bastante comum. É importante conhecer seu tipo de cacho para saber quais produtos e técnicas deve usar e quais não deve, para evitar possíveis decepções. Muitas vezes, aquele produto que deu super certo com uma pessoa pode não ter dado com você, mas é normal! Cada cabelo possui características e necessidades diferentes, por isso é importante conhecê-lo. Confira agora como são divididos esses tipos de cabelos.

 

Tipo 2 – Cabelos ondulados

A característica mais predominante dos cabelos ondulados é que ele não é liso e nem cacheado. Sendo assim, ele fica no meio termo, entre o oleoso e o ressecado. Suas ondulações são em formato de “S” e tendem a ser mais abertas do que os cacheados. Geralmente, quem tem o cabelo ondulado, possui a raiz lisa e ondulações no comprimento e nas pontas. Esse tipo de cabelo também tem facilidade em ter frizz, por não ser muito definido. É por isso que as fitagens podem não dar muito certo. Além disso, um corte adequado faz toda a diferença. Aposte no corte em camadas para evidenciar e valorizar suas ondinhas.

Tipos de cachos - Taciele Alcolea (2a)

Taciele Alcolea (@tacielealcolea)

O tipo 2a pode ser facilmente confundido com o liso, pois possui apenas algumas ondulações leves.

Tipos de cachos - Bruna Vieira (2b)

Bruna Vieira (@brunavieira)

Já quem tem cabelos do tipo 2b, possui a raiz lisa e ondulações espaçadas.

Tipos de cachos - Deise Souza (2c)

Deise Souza (@farkile)

Fios mais grossos, volume controlado e ondas bem marcadas são as características de quem possui o cabelo tipo 2c.

 

Tipo 3 – Cabelos cacheados

Os cabelos do tipo 3 são mais volumosos, densos e tem cachos bem definidos. Por causa da estrutura do fio, eles tendem a ser ressecados, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer por todo o cabelo. Por isso, é necessário que seja gasto um pouco mais de tempo para cuidar dele. E não se esqueça de hidratar e nutir seus cabelos cacheados, viu? Essas etapas são importantes para amenizar o ressecamento e garantir o brilho e a sedosidade dos fios.

O corte dos cabelos cacheados deve ser realizado por profissionais, para manterem a definição e o volume equilibrado. Quem tem esse tipo de cabelo pode investir em finalizações como a fitagem, se preferir definição, ou pentear os fios cuidadosamente com o pente garfo, se preferir mais volume.

Tipos de cachos - Juliana Louise (3a)

Juliana Louise (@jujubamakeup)

Os cachos do tipo 3a são grandes, soltos, definidos e no formato de espiral. A raiz pode ficar lisa se o cabelo for longo, por causa do peso.

Tipos de cachos - Dani Azevedo (3b)

Dani Azevedo (@daniazevedo100)

Os cachos 3b também são espirais e bem definidos, desde a raiz até as pontas. Esses cachos podem ser mais fechados ou abertos, e a raiz ondulada.

Tipos de cachos - Larissa Rezende (3c)

Larissa Resende (@lariirezende)

Já os cabelos do tipo 3c são ainda mais definidos, com cachos fechados e, também, em formato espiral. Os fios, geralmente, são densos, grossos, e tem cachinhos bastante próximos.

 

Tipo 4 – Cabelos crespos

Os cachos crespos são mais volumosos e menos definidos. E, em algumas partes do cabelo, podem não ter cachos. Portanto, eles se apresentam mais frágeis. Essa estrutura contribui para o ressecamento dos fios, principalmente as pontas. Por isso, não pule as etapas de umectação e hidratação, que deixam os cabelos mais sedosos e macios. Mas não exagere nas lavagens! Se possível, “remova” o sulfato da sua vida e aposte nas técnicas low poo ou no poo. Senão, invista no pré-poo para que esse ingrediente não agrida tanto seus fios.

Tipos de cachos - Ana Lidia Lopes (4a)

Ana Lídia Lopes (@analidialopess)

Os cachos 4a são bem pequenos e enrolados desde a raiz. Os fios desse tipo de cabelo são finos e sensíveis, o que causa a sua principal característica: o volumão. Mas, se você gosta de cachos definidos, invista em cremes mais concentrados.

Tipos de cachos - Yuli Balzak (4b)

Yuli Balzak (@yulibalzak)

A textura dos cabelos do tipo 4b é volumosa, com cachos bem pequenos e apertados. Por também ser sensível, deve ser penteado com cuidado para não causar a temida quebra dos fios.

Tipos de cachos - Carol Soares (4c)

Carol Soares (@futricandomoda)

Os cachos em formato de “Z” predominam os cabelos 4c. Esses cachinhos são os menores e os mais volumosos do tipo 4.

 

Então é isso, meus amores. Espero que gostem de mais esse assunto aqui no blog. E aproveitem que está rolando #LizTodoDia e me dêem sugestões do que querem ver por aqui. Não se esqueçam de compartilhar com aquela sua amiga que está com dificuldades de encontrar os produtos certos, porque não sabe identificar seu tipo de cacho, para que esse Time de Sonhadorexx cresça ainda mais. Nos vemos de novo amanhã, ta bom? Um grande beijo e fiquem com Deus 🙏🏻

 

Com amor,
Liz ❤

 

 

Acompanhe o blog nas redes sociais:

Instagram • Facebook  Google+ Pinterest

 

Banner BEDA - Blog Sonhos apos Dezoito

5 comentários sobre “Tipos de cachos: descubra a textura do seu cabelo | BEDA #16

  1. Pingback: Cronograma Capilar: o que é e como começar | BEDA #27 | Sonhos Após Dezoito

  2. Pingback: Tag: BEDA | BEDA #30 | Sonhos Após Dezoito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s