5 dicas para se organizar com o blog

dicas-para-se-organizar-com-o-blog

Oi, meus amorex! Como estão as coisas?

Quem aí que também é blogueira e já se sentiu frustrada por não ter conseguido cumprir suas metas do blog? Tais frustrações como atrasar posts, falta de tempo para dar atenção ao blog, entre outras. Pode ficar calma, mulher. Acredito que isso acontece pelo menos uma vez com todas as blogueiras que se dedicam e fazem isso por amor. A solução é simples, basta se organizar. Sei que já disse isso inúmeras vezes aqui, mas tenham paciência comigo, rs. Se eu repito é porque é importante. Então, se você não é nem um pouquinho organizada, é bom começar a se esforçar, rs. Aliás, essa aptidão deve ser desenvolvida para qualquer coisa na vida. Simbora conferir as dicas?

 

1. Pautas mensais

Eu sempre pego aquelas anotações que fiz como inspiração de post, sento e com o papel (na verdade um caderno que tenho só pra isso) e a caneta em mãos vejo quais são os assuntos que eu quero abordar naquele mês, geralmente na última semana do mês anterior. Essas anotações eu separo por categoria, fica bem mais fácil para visualizar o que realmente irá me interessar naquele momento. Quem aborda assuntos variados eu indico que divida os temas de acordo com os dias de posts (definir dias fixos para ser publicado também é legal). Por exemplo: aqui no blog os dias de posts são às terças e sextas. E assim eu dividi os temas: moda, beleza e decoração para terça-feira; já os temas de sexta-feira são: tutoriais, resenhas e fotografia. Quando eu tenho algum texto pronto ou quero responder alguma tag, libero aos domingos, por isso eles são eventuais.

Já com essas dicas adaptadas ao seu nicho, agora você vai lá nas suas anotações e procura no tema que deseja as ideias de post que teve. Ah, é legal também intercalar os temas, não postar 3 vezes no mês com o tema moda só porque você gosta mais, por exemplo. Senão o seu blog não será de variedades. Não faça o mesmo tema em semanas consecutivas, espere uns 15 dias para retomar com aquele tema. Enquanto não chega o dia dessa postagem você pode agendá-la e esta já estará adiantada.

 

Leia também: Como conciliar blog e estudos/trabalho

 

2. Planejamento semanal

Agora que você já sabe quais serão os assuntos que irá falar naquele mês, chegou a hora de planejar quando irá pesquisar e escrever cada post. Leve em consideração o adiantamento de no mínimo uma semana, ou seja, seria bom que começasse a fazer os posts da primeira semana de maio na última semana de abril, entendeu? Sei que muitas vezes acontecem imprevistos, digo por experiência própria, porém quanto mais tu estiver adiantada será melhor. Lembre-se de que você não tem apenas essa obrigação diária, então não planeje fazer 3 posts em um dia se no mesmo não terá tempo de fazer nenhum.

 

3. Roteiros

Toda vez que tenho a ideia de um post coloco ao lado entre parênteses o que eu quero falar nele. No meu caso, precisei aderir a esse esqueminha, pois já aconteceu de eu ter anotado uma ideia e algum tempo depois quando eu fui reler não lembrei quais seriam os detalhes que queria dizer. Isso é bom para as esquecidas – como eu (risos) – que anotam uma inspiração em junho pra só fazer em fevereiro, por exemplo.

 

4. Divulgação

Assim que o post é publicado, a primeira coisa que eu faço é pinar as fotos na pasta do blog no Pinterest, se você fizer isso diretamente do seu blog o link é automaticamente incluído na foto e quando alguém achar ela interessante pode clicar e irá parar naquele post onde aquela imagem se encontra. Depois eu vou para o Google+, elaboro uma pequena descrição do post, faço a publicação no meu perfil e em seguida compartilho nas comunidades de acordo com o assunto. Agora é a hora da Fan Page: assim como no G+, escrevo uma pequena descrição, publico e compartilho nos grupos de divulgação. De quebra, faço uma história para que meus amigos também vejam, hehe. Após essas 3 redes, eu faço um novo status no Whatsapp informando que tem post novo, isso faz com que meus amigos mais próximos também fiquem por dentro das minhas atualidades. No Instagram faço primeiramente um storie com o novo post atraindo os meus seguidores e, no dia seguinte ou alguns dias depois, eu público uma foto e relembro/apresento (pra quem não viu no stories) a eles. E essa é a minha rotina de divulgação, quem tiver ou souber de alguma mais eficaz compartilhe comigo também.

 

5. Atualização das redes sociais, e-mails e comentários

É importante que suas redes sociais estejam sempre atualizadas e que você não apareça nelas apenas quando tiver um post novo. Se você não é visto, certamente não será lembrado. E quando for publicar sobre as atualizações do blog ninguém saberá que tu existe.
Leia os e-mails que chegarem, de preferência diariamente e não deixe acumular aquela montanha de não lidos na sua caixa de entrada, porque depois da uma preguiça de ler todos eles, não é mesmo?
Com os comentários não é diferente. Revise e responda todos os dias, se possível. Ou, se achar melhor, separe um dia para isso, caso você já tenha uma certa popularidade.

 

Por hoje é só, lindas (e lindos). Espero que tenham gostado e que eu tenha os ajudado de alguma forma. Se você tem aquela amiga blogueira que é novata nesse ramo, compartilhe com ela esse post e vamos nos ajudar. Me escrevam aqui nos comentários as suas dicas também e se irá aderir a alguma que eu citei. Um beijo enorme em cada um de vocês 😘

 

Com amor,
Liz ❤

 

Acompanhe o blog nas redes sociais:

Instagram | Facebook | Google+ | Pinterest

Deixe um comentário

